18/03/20 às 12h08 - Atualizado em 18/03/20 às 12h31

Ampliado acordo de promoção do empreendedorismo e desenvolvimento

O governo do Distrito Federal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) ampliaram o programa Cidade Empreendedora, que, anteriormente estava previsto para encerrar em 2020, agora estará em vigor até 2021.

O objetivo do Cidade Empreendedora é promover o desenvolvimento econômico com o apoio da gestão pública e de lideranças locais, fortalecendo o micro e o pequeno empresário nas regiões administrativas. Dessa forma, promove-se a cultura empreendedora dentro do serviço público para gerar maior conscientização da importância dos pequenos negócios na economia local, estimulando iniciativas e políticas públicas que beneficiem o setor.

Por meio do programa, profissionais de empreendimentos comerciais e servidores das administrações regionais serão capacitados.

Os administradores do DF já passaram, por exemplo, por treinamentos como Media Training, Coaching Empreendedor e Empretec.

A ação prevê o investimento de R$ 6 milhões do Sebrae em treinamentos, consultorias, encontros e missões técnicas.

Injeção em momento de crise

“O acordo vem em ótima hora, porque vai dar a capacitação de que os administradores e seus técnicos necessitam”, aponta o secretário das Cidades, Fernando Leite. “Esse eixo de incentivo ao empreendedorismo vem no sentido de capacitar, dentro das regiões administrativas, os pequenos e microempresários; e, nesse cenário, estão inseridas as feiras, que possuem um projeto importantíssimo como o Feira Legal.”

O acordo, prossegue o secretário, também é importante porque “vem em um momento de crise por conta do novo coronavírus”. E complementa: “Ele [o acordo] representa uma injeção na veia”.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, destaca ainda o papel relevante do Sebrae. “O Sebrae é um grande parceiro do governo. Tem uma função fundamental no processo de melhorar a estrutura dentro das administrações.”

Participaram também da assinatura de ampliação do convênio a diretora técnica do Sebrae, Rose Rainha, e o gerente da assessoria de gestão estratégica e política do Sebrae-DF, Jorge Adriano.

Governo, empresariado local e parceiros conectados

“O Cidade Empreendedora é uma iniciativa singular no Distrito Federal que conecta o governo, o empresariado local e os parceiros comprometidos com uma ação realmente ousada em favor do desenvolvimento econômico e social no DF”, resume Rose Rainha.

Jorge Adriano, por sua vez, explica que o projeto está estruturado em sete eixos: Cultura empreendedora, Desburocratização, Educação Empreendedora, Compras Públicas, Salas do Empreendedor, Desenvolvimento Territorial e DF Números Regionalizados. “[O acordo] fortalece a atuação das Salas do Empreendedor nas administrações regionais e contribui com a função do Agente de Desenvolvimento Territorial, reforçando o seu papel de pensar e agir em favor de ações que sustentem o desenvolvimento local, melhorando o desempenho dos negócios e a vida de todos nas comunidades”, pontua o gerente.

* Fonte: Agência Brasília/ Foto: Tony Winston/Agência Brasília