11/03/20 às 15h41 - Atualizado em 11/03/20 às 15h46

Brasília cresce 120% na busca por destinos nacionais em 2020

O brasileiro está dando preferência a viagens para destinos nacionais, e a capital federal teve crescimento de 120% nas buscas para março e abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento é do site de viagens Kayak, um dos maiores do mundo no segmento. A capital federal ficou atrás apenas de Fortaleza (CE) e Cabo Frio (RJ), que tiveram crescimento de 133% e 125%, respectivamente.

O levantamento foi baseado na procura por voos de ida e volta na classe econômica, saindo de todos os aeroportos do Brasil rumo a terminais do mundo inteiro.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a tendência é que a capital federal ganhe cada vez mais força na rota turística nacional. “Essa colocação mostra que o turista está mais aberto a conhecer outras belezas e histórias do nosso País. O governo do Distrito Federal está realizando um trabalho de estruturação das atividades para promover Brasília, atrair e acolher turistas, o que gera mais empregos e movimenta a economia da cidade”, avalia.

Crescimento das buscas é consequência de trabalho integrado

Para a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF), Adriana Pinto, o crescimento das buscas por Brasília é consequência de um trabalho integrado. “Já estamos colhendo os frutos da divulgação que a Secretaria de Turismo vem fazendo desde o ano passado, com esse esforço incansável para mostrar Brasília como um destino interessante para o turista brasileiro e estrangeiro. As ações conjuntas com a Fecomércio, a Voetur, a CVC, as publicações em revistas de bordo, com todas essas ações que a gente consegue colher os frutos a médio e longo prazo. Brasília está pronta. Toda a rede de hotelaria está preparada e equipada para receber todos os turistas e estamos muito felizes com o resultado.”

O diretor de negócios aéreos da Inframerica, Roberto Luiz, comemorou o aumento da procura. “Ver Brasília na lista de destinos mais procurados para nós é um orgulho. O trabalho do GDF tem sido essencial para atrair turistas para a capital do nosso País. Isto é reflexo de ações acertadas e da parceria público-privada. E quanto mais turistas, mais voos e mais oportunidades de negócios para a região.”

Outro levantamento recente, feito pelo Google Travel, aponta Brasília em 4º lugar no ranking dos destinos mais procurados entre os brasileiros para 2020. A pesquisa é global e a capital federal ficou atrás apenas de Londres (1º), Rio de Janeiro (2º) e São Paulo (3º). Para chegar ao resultado, a empresa considerou as reservas feitas ao longo de 2019 para este ano.

* Fonte: Agência Brasília/ Foto: Tony Winston/Agência Brasília