22/04/20 às 17h27 - Atualizado em 20/05/20 às 13h10

Cidades recebe relatório final sobre RAs

O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis.DF), Walid Sariedine, entregou, nesta quarta-feira (22), ao secretário executivo das Cidades, Fernando Leite, o relatório final sobre as dificuldades em cada região administrativa em relação à viabilidade de endereço das empresas, feito por meio do sistema integrador.

“Esse relatório está vindo em um excelente momento. Pois estamos aqui trabalhando, no dia de hoje, com a retomada da atividade econômica no DF. Esse é o desejo do governador Ibaneis Rocha”, ressaltou o secretário.

O gestor da pasta das Cidades também afirmou que será muito bom para os setores produtivo e comercial que as dificuldades que tinham antes desta situação com o novo coronavírus estejam sendo resolvidas no momento em que retomarem regularmente as atividades. “Essa parceria com a Junta Comercial já rendeu muito e renderá mais”, projetou Fernando Leite.

Mais cedo, por videoconferência, o presidente da Jucis.DF tratou de alguns pontos do relatório com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Leandro de Oliveira. O chefe da pasta agradeceu o apoio e ponderou que certos temas apresentados já estão sendo analisados pela equipe da secretaria.

Aprimoramento e padronização da entrega nas administrações

Uma das missões que a Jucis.DF recebeu quando veio para a gestão do governo local foi melhorar e agilizar o processo de abertura de empreendimentos na capital do País. Em menos de seis meses, todos os serviços da autarquia foram totalmente digitalizados, reduzindo o tempo de análise de, em média, um mês para menos de uma hora. Primeiro desafio cumprido, começou-se o seguinte: auxiliar no aprimoramento e padronização da entrega nas administrações.

Por isso, entre fevereiro e março, o vice-presidente João Vicente Feijão, a coordenadora de Integração, Juliana Dato, e o gerente de Inovação Tecnológica, Rafael Linhares, desenvolveram o trabalho de visitar as administrações e catalogar as dificuldades em cada região. Porém, por causa das medidas do governo do Distrito Federal para conter a disseminação do Covid-19, a reunião com a equipe da Administração Regional do Plano Piloto foi feita por videoconferência.

Incompatibilidades na legislação territorial, indicação incorreta de endereços, preenchimento errôneo de dados no sistema e problemas de internet foram alguns dos gargalos apontados para alcançar um melhor desempenho dos setores de registro.

Sistema Integrador

O sistema integrador reúne no ambiente digital os responsáveis pelo processo de abertura, alteração e baixa de empreendimentos, no caso a Jucis.DF; pelas inscrições tributárias, representados pelas Secretaria de Economia do DF e Receita Federal do Brasil; e pela viabilidade e licenciamento de empresas, que são as 33 administrações regionais e os órgãos licenciadores.

O sistema integrador faz parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem a coordenação e presidência no DF sob a responsabilidade da Junta Comercial.