Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/20 às 2h15 - Atualizado em 25/07/20 às 2h23

DF ganha laboratório permanente da tecnologia 5G

COMPARTILHAR

O Distrito Federal deu, nesta sexta-feira (24), mais um passo rumo à transformação em Capital Tecnológica do País com a inauguração do laboratório de teste 5G – o primeiro ambiente de teste permanente da quinta tecnologia no Brasil. Além de uma internet mais rápida, áreas como economia, saúde e segurança pública serão beneficiadas diretamente com a mudança na forma de navegação pela rede que, após implantada, deve movimentar, nos próximos 15 anos no Brasil, cifra em torno de R$ 1 trilhão.

 

A nova tecnologia estava em fase de testes. Com a inauguração do laboratório, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na Granja do Torto, os usuários poderão ter uma experiência real dos diversos usos da rede 5G. Aberto ao público e de forma gratuita, as visitas ao local, porém, devem ser agendadas e respeitar as restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.

 

Durante a inauguração do laboratório, o presidente do Biotic, Gustavo Dias, ressaltou os avanços que a nova tecnologia trará à vida das pessoas. “O governo está preparando uma verdadeira revolução para os moradores do DF”, afirmou. Para a navegação comum, por exemplo, a 5G possibilita a conexão simultânea de aparelhos, permitindo ao usuário conectar até mil objetos no dispositivo móvel. A quinta tecnologia também tem menor latência, ou seja, menor tempo de resposta para transferir um pacote de dados na rede que a atual 4G.

 

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, futuramente o Distrito Federal terá a tecnologia 5G espalhada por toda a cidade. Além disso, ressaltou ele, “já estamos com vários laboratórios de robótica prontos para serem inaugurados e serão 100 no total”, completou Máximo ao destacar que mais de cinco mil jovens serão capacitados para as profissões do futuro com a chegada da quinta tecnologia na capital.

 

O wi-fi social, que disponibiliza internet de graça aos usuários em todo o DF, também será favorecido com a 5G. De acordo com o secretário, a internet gratuita estará em 150 pontos fixos em todas as cidades do DF ainda neste governo.

 

* Fonte: Agência Brasília/ Foto: Vinícius de Melo/Vice-governadoria do DF