Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/20 às 10h26 - Atualizado em 4/02/20 às 10h34

Governo do DF dá início ao processo de transformação digital

COMPARTILHAR

Secretários de Estado, dirigentes de empresas públicas, de autarquias e de fundações reúnem-se nesta terça (4), das 15 às 17 horas, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, para tratarem da implementação da Estratégia de Governança Digital do Distrito Federal e instalação do Comitê Gestor de Transformação Digital.

 

Transformação Digital Governamental é o processo de integrar tecnologia digital, facilitando o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos prestados nos diferentes órgãos e entidades.

 

A determinação de governo é de que deve haver um esforço integrado para acelerar a transformação dos serviços públicos a partir de plataformas comuns para os diversos órgãos e entidades.

 

Um bom exemplo desse esforço a que se propõe o GDF é o Portal de Serviços do Governo Federal, que reúne mais de 3,3 mil serviços ofertados por diversos órgãos e entidades da administração pública federal por meio de um único acesso digital, sem necessidade de realizar novos cadastros ou decorar diversas senhas.

 

Política de Governança Digital do DF

Em 11 de novembro, o governador Ibaneis Rocha editou o Decreto nº 40.253/2019, que instituiu a Política de Governança Digital do DF. Em seguida, no dia 26 de novembro, inspirado na experiência exitosa do governo federal para regulação dos serviços públicos disponibilizados em meio digital, o GDF aderiu à Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br).

 

A Política de Governança tem três grandes objetivos: criar suporte tecnológico necessário para uma comunicação eficaz no atendimento às demandas de serviços públicos pelos cidadãos; eliminar a burocracia para que os empreendedores invistam aqui, gerando emprego e renda; e promover a integração digital dentro do próprio governo, para que seja oferecida uma experiência cada vez melhor na prestação de serviços públicos.

 

De acordo com o Decreto nº 40.253/2019, caberá à Secretaria de Economia editar a Estratégia de Governança Digital da administração pública distrital: documento que definirá os objetivos estratégicos, as metas, os indicadores e as iniciativas da Política de Governança Digital e norteará programas, projetos, serviços, sistemas e atividades a ela relacionados.

 

 

* Fonte: Agência Brasília/ Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília