29/05/20 às 17h50 - Atualizado em 29/05/20 às 17h57

Modelo de trabalho do DF será replicado em todo o Brasil

Os certificados de licenciamento usados pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis.DF) serão adotados como modelo em todo o Brasil. Essa foi uma das decisões tomadas em reunião, promovida por videoconferência nesta terça-feira (29), entre representantes de várias Juntas Comerciais, incluindo a do DF, para tratar da implementação do projeto Empreendedor Digital.

O motivo da escolha pelo modelo do DF é porque é a única unidade da Federação que tem todos os órgãos licenciadores integrados por sistema digital.

A equipe da autarquia distrital apresentou o método de trabalho e os modelos de certificados disponibilizados pelo sistema com os respectivos detalhes aos demais participantes do encontro, que elogiaram bastante o modelo e afirmaram que será benéfica a utilização em outros estados.

Mais rápido do Brasil

Assim como em março deste ano, em abril o DF seguiu em primeiro lugar no tempo médio de formalização de empresas em todo o Brasil.

Na capital do País, empreendedores e contadores levaram, em média, menos de seis horas entre a entrada do pedido de abertura de negócios nas administrações regionais e a saída na Jucis.DF com a criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Em outros estados, esse tempo ficou em até 21 dias. Os prazos foram os mesmos para processos de alteração e fechamento de empresas.

Empreendedor Digital

O Empreendedor Digital é a nova parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional e as Juntas Comerciais para promover melhorias no sistema público de integração e registro mercantil, para automatizar a formalização de empresas. Com isso, não só a abertura como também as alterações e extinções de empresas serão feitas em segundos.

“Queremos que esse projeto dê certo o mais rápido possível, pois a população já esperou muito por um sistema de excelência para atendê-la”, ressaltou o presidente da Jucis.DF, Walid Sariedine.

Inicialmente, nove Juntas Comerciais farão parte do projeto, que posteriormente será expandido para todo o Brasil.