Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/20 às 22h08 - Atualizado em 4/02/20 às 22h22

Serviços do DF e do governo federal na mesma plataforma digital

COMPARTILHAR

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta terça-feira (4), que os serviços digitais oferecidos por seus órgãos estarão disponíveis no portal Gov.br, disponibilizado pelo governo federal. A medida faz parte da política de transformação digital do governo e foi apresentada pela Secretaria de Economia e pelo Ministério da Economia, no Palácio do Buriti, aos secretários de Estado e dirigentes de empresas públicas e autarquias do DF, como o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF, Walid Sariedine.

 

Um total de 300 serviços digitais do GDF já foi catalogado e estará disponível na plataforma única do Gov.br a partir do segundo semestre. “O objetivo é modernizar o Estado, agilizar atendimentos e promover entregas à sociedade”, explicou o secretário de Economia, André Clemente.

 

De acordo com o secretário, a iniciativa é uma ação estruturante do governo que busca aumentar a eficiência dos serviços públicos e reduzir custos. “Com essa inovação, estamos melhorando o que ainda não está bom e integrando nossos serviços em uma plataforma única”, resumiu.

 

Durante o evento, o secretário também destacou os diversos serviços digitais que já são ofertados pela Secretaria de Economia, como emissão do IPVA e do IPTU, consulta de débitos, marcação de consultas e agendamentos do Na Hora (Agenda DF).

 

Portal de Serviços do governo federal reúne mais de 3,3 mil serviços

A apresentação da Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) foi feita pelo representante do Ministério da Economia, Fabiano Lima. Ele destacou que o Gov.br foi construído em três eixos: transformação de serviços, transformação digital e unificação de canais. A intenção é que o cidadão possa encontrar, em um único local, serviços das esferas federal, estadual e municipal.

 

O Portal de Serviços do governo federal reúne mais de 3,3 mil serviços ofertados por diversos órgãos e entidades da administração pública federal, por meio de um único acesso digital. Não há necessidade de efetuar novos cadastros ou decorar diversas senhas.

 

Política de Governança Digital do DF

Em 11 de novembro, o governador Ibaneis Rocha editou o Decreto nº 40.253/2019, que instituiu a Política de Governança Digital do DF. Em seguida, no dia 26 de novembro, inspirado na experiência exitosa do governo federal para regulação dos serviços públicos disponibilizados em meio digital, o GDF aderiu à Rede Gov.Br.

 

A Política de Governança Digital do DF tem três grandes objetivos: criar suporte tecnológico necessário para uma comunicação eficaz no atendimento às demandas de serviços públicos pelos cidadãos; eliminar a burocracia para que os empreendedores invistam aqui, gerando emprego e renda; e promover a integração digital dentro do próprio governo, para que seja oferecida uma experiência cada vez melhor na prestação de serviços públicos.

 

 

* Fonte: Agência Brasília/ Foto: Fabiano Neves/ Secretaria de Economia