A subestação de energia elétrica do Polo JK foi concluída nesta semana e está pronta para receber a linha de transmissão que fornecerá eletricidade estável às empresas instaladas em uma das mais importantes áreas de desenvolvimento econômico do DF (ADEs). Construída pela empresa Energoato Eletricidade, a estrutura é composta por dois transformadores de grande porte fabricados pela Weg Equipamentos Elétricos S/A que disponibilizarão 64 MVA (megawatts aparentes) aos consumidores finais.
A conclusão das obras de infraestrutura nas ADEs é prioridade do governo Ibaneis Rocha. Ainda em fase de testes, a subestação custou ao governo do DF cerca de R$ 14 milhões, recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com contrapartida do GDF. Para começar a fornecer energia, a subestação aguarda a instalação da linha de transmissão, que está em fase de construção.
A obra foi vistoriada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira Filho, e equipe técnica da pasta. “O governo está disponibilizando a infraestrutura adequada para a ampliação da estrutura empresarial já instalada e a atração, para o DF, de novos empreendimentos”, afirmou o secretário.
A obra faz parte do Programa Procidades, encarregado de implementar a infraestrutura nas ADEs. O contrato com o BID é de 71 milhões de dólares.
Além da subestação de energia, o programa é responsável pela implementação de redes de águas pluviais, esgotos e pavimentação de ruas e estradas nas ADEs.
* Fonte: Agência Brasília