1º Passo: Acessar o Portal de Serviços.
2º Passo: Efetuar o login pelo gov.br.
3º Passo: Clicar em “Serviços Web”.
4º Passo: Clicar em “Certidão Simplificada”.
5º Passo: Colocar número do NIRE ou CNPJ.
6º Passo: Marcar não sou robô e clicar em “Buscar”.
7º Passo: Selecionar a empresa desejada.
8º Passo: Conferir os dados e clicar em “Solicitar Serviço”.
Anote o número de protocolo da solicitação, que também será encaminhado para o endereço eletrônico cadastrado no Portal de Serviços. O protocolo também constará na guia para pagamento da solicitação.
9º Passo: Faça o pagamento. Após o recebimento do crédito pelo sistema da Jucis.DF (mínimo de 1 hora e máximo de 72 horas, dependendo da conciliação bancária), acesse novamente o Portal de Serviços. Clique em “Serviços Web”, depois em “Download”, digite o número de protocolo e clique em “Pesquisar”. Aparecerá na tela um quadro de confirmação, clique em “Concordo”.
10º Passo: Para finalizar a retirada do documento, clique em “Salvar Documento”. Nesse momento, aparecerá a tela com a opção de visualizar o documento ou salvar documento. Clique em “Salvar Documento” e salve em seu computador.